RILTON BOZA FALA SOBRE POLÍTICA, TRANSIÇÃO DE GESTÕES, FALTA DE PAGAMENTO DE ALUGUÉIS DA PMCM, SALÁRIOS DE SERVIDORES E PAC.


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Ontem a tarde estive com o ex-prefeito de Campo Magro, Sr. Rilton Boza e conversamos sobre vários assuntos. Como sempre fazemos, postamos a íntegra do vídeo e um breve resumo da conversa :
Mozzilli : O que você acha sobre a política atual em Campo Magro e sobre a gestão do prefeito José Pase.
Bozinha : Eu acho que é uma situação que não está confortável para nenhum munícipe. Pois é a Câmara tentando cassar o Prefeito, o Ministério público apurando irregularidades, isso é ruim, pois todo gestor tem que fazer o município avançar, o município cresce, as pessoas nascem, e a nossa situação não é boa para o município.
Mozzilli :  Na entrevista com o Prefeito José Pase, ele alegou que as dificuldades que ele encontrou foi devido  aos problemas de uma herança muito grande de dívidas da sua gestão. O que você tem a falar sobre isso ?
Bozinha : Em todas as prefeituras do Brasil existe a Dívida Fundada. Você pode contratar, fazer empréstimos, construir uma creche, comprar equipamentos. Você tem a contrapartida da prefeitura e o financiamento, isso é aprovado pela Câmara Municipal, pelo Banco Central, … é igual a vida pessoal da gente, você tem um limite de empréstimo ! Se fizer, você fica com prestações e vai pagando. Deixei dívidas ? Deixei sim, mas com obras autorizadas pela Câmara Municipal, Banco Central e BID. As dívidas são descontadas direto nos repasses, que é o retorno que a prefeitura tem da sua receita.
Mozzilli : Sobre o que o Pase fala de você ter deixado muitos meses de aluguel atrasado no prédio da prefeitura, explique isso !
Bozinha : O que acontece ? Tudo vence normalmente até o quinto dia útil. Como eu deixei a prefeitura no dia 31 de dezembro – mas dias úteis foi até o dia 29 -, ele poderia ter feito os pagamentos com os repasses. Eu, a partir de 31 de dezembro não era mais prefeito, como é que eu poderia continuar pagando os aluguéis ?
Mozzilli : Então esses aluguéis todos que estavam atrasados era da gestão do Pase ?
Bozinha : Sim , inclusive ele teve que pagar em um acordo feito na justiça. A justiça determinou que era ele que teria que pagar.
Mozzilli : E com relação ao pagamento dos funcionários públicos ?
Bozinha : Novamente eu digo que a prefeitura tem repasse nos dias 10, 20 e 30, não da receita própria, mas do Governo Federal. Naquela época eu não podia mais ordenar pagamento, ele deixou de pagar para falar que eu deixei o município com dívidas
Mozzilli : E a questão que ele alega que não existiu transição de gestão ?
Bozinha : Existiu sim , eu tenho guardado o diário oficial e está registrado nele a minha equipe de transição, com pessoal do Jurídico, advogados e tudo mais, e a dele também !
Mozzilli : O que você gostaria de falar para o pessoal que vai ver esta entrevista ?

Bozinha : Desde que o município se emancipou eu fui lá, votei, fui eleito vereador e depois reeleito, e depois prefeito Municipal. Então eu fiquei 12 anos acompanhando o município. Eu quero falar que eu acredito em Campo Magro, acredito no povo de Campo Magro, e eles merecem mais respeito … Eu peço para que o eleitor se posicione, conheça melhor os candidatos e escutem as suas propostas… 

Bozinha falou também sobre os problemas do Armazém da Família (veja no vídeo)…disse que na sua gestão foi feita uma parceria com a Sanepar, para que atendesse os bairros. Afirmou que esse saneamento já era também para estar concluído no Bom Pastor, Viviane e Água Boa,…,  mas que não sabia porque  parou, disse ainda que quando se tem muitas propostas, se tem pouco trabalho, comentou sobre esse assunto pelo que disse estar vendo aqui em Campo Magro. Acrescentou que não é juiz ou advogado para julgar, mas que as pessoas reclamam sempre, alegando que antes tinha médico, e que agora diminuiu, e reclamam também do remédio, mas cada um tem uma maneira de administrar. Sugeriu que existe a necessidade de que as coisas que estão no papel sejam debatidas …
Mozzilli : Vamos fazer o possível para que esses debates aconteçam e que se tenha mais interatividade entre os candidatos.
Bozinha : Seria muito bom sermos os pioneiros. Não temos radio e televisão, vamos fazer nas igrejas ou nos ginásios de esportes, …na praça pública !
Mozzilli :  Bozinha, muito obrigado.
Bozinha : Eu agradeço pela entrevista !

Nossa conversa filmada durou aproximados 18 minutos,
 para saber mais detalhes, assista os dois vídeos abaixo.

ASSISTA ÍNTEGRA DA ENTREVISTA !
( VÍDEO 1 + VÍDEO 2)

No vídeo abaixo, o assunto foi o PAC em Campo Magro, Bozinha explica de forma clara que as desapropriações são feitas e pagas pelo Governo Federal, e que nenhuma despesa com material usado na construção das casas é realizada pela Prefeitura. A prefeitura tem a sua equipe, mas funciona apenas como gestora de toda a obra. Finaliza dizendo que o dinheiro vem do Governo Federal, e que os boatos que possam existir atualmente sobre a construção do PAC são infundados. O dinheiro não vem da prefeitura !
Bozinha sorri, reafirma que o PAC é Federal e encerramos a entrevista filmada. 
Outros assuntos se estenderam e continuamos conversando até as 20:30 horas.

VÍDEO 2 : CONTINUAÇÃO – ASSUNTO PAC 


3 thoughts on “RILTON BOZA FALA SOBRE POLÍTICA, TRANSIÇÃO DE GESTÕES, FALTA DE PAGAMENTO DE ALUGUÉIS DA PMCM, SALÁRIOS DE SERVIDORES E PAC.

  • Anonymous

    Divida fundada é uma coisa, divida sem empenho ou empenho sem pagar é outra, como contador eu sei que ele nao ta dizendo a verdade, só se o povo for bobo pra nao ver q ta enganando. E o transporte escolar pq nao pagou? E o combustivel? E pq pagou empresas sem empenho?

  • Carlos Spillere

    O ex-prefeito Rilton Boza(Bozinha), com a sua simplicidade de sempre, esclareceu aos munícipes vários pontos tornados obscuros pela atual administracão: Dívidas, salários em atraso, transicão, recursos do PAC e projeto de saneamento básico. Foi, como é de seu caráter, humilde em relacão às obras do PAC I: Sua luta para que Campo Magro fosse incluida no PAC, as constantes reuniões com os órgãos envolvidos, como governo Federal, Caixa Econômica e Cohapar. As dificuldades para a liberacão das áreas para e a preocupacão com o atendimento às exigências para a liberacão dos recursos. Campo Magro por competência de sua administracão, foi um dos primeiros municípios a ter o PAC liberado e as obras iniciadas. O mesmo aconteceu em relacão à rede de esgotos. Tudo já estava assinado, inclusive contemplando outros bairros como Viviane e Bom Pastor. O que aconteceu? Por que parou?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>