RESUMO OLÍMPICO E OURO NO JUDÔ


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Pela primeira vez na história olímpica do Brasil, um representante do país ganhou uma medalha de ouro no dia seguinte à abertura oficial de uma Olimpíada. Essa honra foi da judoca Sarah Menezes, campeã na categoria ligeiro (48 kg), no sábado (28), em Londres. O país conquistou ainda uma prata com o nadador Thiago Pereira nos 400m medley e um bronze com o judoca Felipe Kitadai, também na categoria ligeiro (60 kg). As três conquistas garantiram ao Brasil a melhor estreia nas Olimpíadas desde a primeira participação do país, na Antuérpia (Bélgica), em 1920.

O primeiro a conquistar a medalha foi o paulista Kitadai. Ele chegou ao bronze no fim da manhã ao vencer, com um yuko, o italiano Elio Verde no Golden Score. No dia em que completava 23 anos, o judoca chorou muito após a garantir a medalha. Ele venceu as duas primeiras lutas, mas foi derrotado nas quartas de final por Rishod Sobirov, atleta do Uzbequistão. Na repescagem, ele passou pelo sul-coreano Gwang-Hyeon Choi antes de chegar à disputa de medalha.

No início da tarde, a piauiense Sarah Menezes, de 22 anos, conseguiu o ouro. A atleta é a primeira brasileira campeã olímpica da história do judô e tornou-se a segunda a ter uma medalha dourada em um esporte individual feminino. A primeira conquista foi em 2008 com Maurren Maggi, em Pequim (China). A judoca derrotou quatro adversárias até enfrentar na final a romenaAlina Dumitru. No minuto final do combate, a brasileira encaixou um yuko e um wasari garantindo a vitória.

Ao conquistar duas medalhas logo no primeiro dia de disputas, o judô do Brasil passou a liderar o quadro olímpico da história do país com 17 medalhas, uma a mais que a vela.

A terceira medalha do dia veio das piscinas londrinas. Thiago Pereira, de 26 anos, surpreendeu na final dos 400m medley com o tempo de 4min08s86, o que rendeu a medalha de prata ao pais. O norte-americano Ryan Lochteganhou o ouro com 4min05s18, mas o desempenho de Pereira foi acima do esperado, já que esta não é a prova principal do nadador e ele ainda desbancou o grande campeão norte-americano Michael Phelps, que teve de se contentar com o quarto lugar.

Depois do sábado, a China lidera o quadro de medalhas com quatro ouros e dois bronzes, seguida pelaItália e Estados Unidos. O Brasil é o quarto colocado, até o momento.

______________________________________________     Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos. Click nos botões abaixo:


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>