PROJETO : CONTROLE DA OBESIDADE INFANTO-JUVENIL


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

A partir do mês que vem (março), mais de 14 mil alunos devem participar de uma ação de combate à obesidade em 400 escolas estaduais e municipais do Paraná. A primeira fase do projeto “Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil” deve contar com avaliadores que vão coletar informações sobre os hábitos alimentares de alunos e familiares. Para isso, durante dois meses 16 agentes devem percorrer 96 municípios do estado. De acordo com o coordenador do projeto, Dartanhãn Pinto Guedes, o foco principal do projeto é a mudança de hábito do estudantes.
Ainda nesta primeira fase deve ser elaborada uma cartilha com orientações nutricionais aos alunos. Já a segunda fase da ação deve começar em 2014, será estendida a mais regiões e vai abranger um universo de mais de dois milhões de alunos no Paraná. Segundo Dartanhãn, alguns números justificam a urgência em combater a obesidade nas escolas. O Paraná é o terceiro do país com maior número de alunos acima do peso. Na minha maneira de analisar esse problema, rever hábitos alimentares deveria ser uma ação frequente em todas as escolas, da mesma forma que a medicina preventiva deve ser incentivada. Tenho lido muitos artigos relacionados à esses temas e a conclusão que se chega através dessas estatísticas é que o custo financeiro gasto na prevenção dos problemas de saúde, é infinitamente inferior ao gasto que se terá com o tratamento do problema já em fase avançada, além do que não se compromete a saúde do cidadão.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>