O PRODUTIVO DIÁLOGO DO CORONEL TORTATO E O POVO DE CAMPO MAGRO.


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Hoje (20) por volta das 17:40 horas estive na Câmara Municipal de Campo Magro para participar da reunião sobre o tema SEGURANÇA. O produtivo diálogo do Tenente Coronel Maurício Tortato, comandante do 17° Batalhão da Polícia Militar do Paraná, foi feito de forma clara e objetiva, sanando todos questionamentos que foram feitos apresentados. Após as palavras iniciais de abertura da sessão pelo presidente da casa e outros vereadores, foram feitas as apresentações dos componentes de sua comitiva. Em seguida o coronel agradeceu o convite e a visita do Vereador Sérgio Martins à corporação, e na sequência foi dada a palavra aos moradores. Devido ao grande número de e-mails que recebi após ter divulgado a realização do encontro, solicitei ao Coronel que desse uma explicação sobre as dificuldades operacionais apresentadas na Segurança Pública, para que assim a população ficasse melhor informada e desfizesse o errôneo pensamento de que a segurança da cidade está somente relacionada à ação dos vereadores, prefeito e da própria Polícia Militar. A explicação de que existem fatores a nível estadual e federal foram dadas, assim como narrada as suas dificuldades.

Um segundo questionamento que fiz foi sobre a viabilidade de termos um patrulhamento aos finais de semana e feriados, nas estradas rurais, pois além da velocidade excessiva com que alguns Jipeiros e motoqueiros trafegam, existe ainda a irregularidade de vários veículos que não tem placa de identificação, ou seja, se um acidente acontecer e o culpado abandonar o local, nem testemunhas poderão identificá-lo. Não mencionei a questão das rodas desses veículos OFF ROAD estragarem a pouca conservação das estradas, pois fugiria do tema em pauta. O munícipe Hildor Foster, salientou a necessidade de voltarmos a ter um Conselho Comunitário de Segurança na cidade.

Em detalhada explicação, o Coronel Tortato disse que a necessidade de que a população faça boletins de ocorrência é de fundamental importância para que a polícia tenha parâmetros reais sobre as necessidades da população. Como exemplo ele citou que apenas em 2012 a cidade de Campo Magro teve 12 homicídios, mas apenas 5 foram relatados às autoridades através dos boletins de ocorrência. Essa desproporcionalidade entre esses dados faz com que o índice de violência seja visto de maneira errada pela polícia, ocasionando uma maior intervenção em outros locais. Frisa o Coronel que a população não deve deixar de ligar para o 190, apesar da demora até em atendimento telefônico, mas que essas informações e reclamações também são imprescindíveis para o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade …


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>