O PODER "EXECLATIVO" DOS CAMALEÕES.


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

A palavra VEREADOR, vem do verbo verear, que significa a pessoa que vereia, ou seja, aquele que tem, ou supostamente deveria ter, a incumbência de zelar pelo bem-estar e sossego dos munícipes. Obviamente, hoje em dia, a palavra e as atitudes perderam esse significado devido a brigas partidárias entre os integrantes da “casa do povo”, devido a uma disputa de interesses pessoais, que estão atrelados a um grande número de problemas com o próprio poder executivo.

A função legislativa do vereador consiste na elaboração e produção de normas legais, que são as leis. Estas asseguram a ordem e o desenvolvimento da coletividade através de matérias constitucionalmente reservadas ao município, ou seja, observa-se o princípio de legalidade a que é submetida à administração pública.
A função fiscalizadora do vereador, não se restringe apenas em fiscalizar as matérias de ordem orçamentária e financeira. Os vereadores, a qualquer momento, podem solicitar informações do executivo, sobre assuntos referentes à administração, bem como requerer cópias de QUALQUER documento, convocar SECRETÁRIOS, e qualquer outro SERVIDOR PÚBLICO, seja ele comissionado ou de carreira, para prestar informações no Plenário da Câmara, explicando desajustes administrativos ainda em gestação. Se essas atitudes fizessem parte de seus conhecimentos, e tivessem sido colocadas em prática no seu devido tempo, certamente os problemas atuais não estariam nos patamares que estão, pois ao primeiro deslize do executivo, a cobrança do legislativo seria absolutamente implacável e cruel .
Do que foi exposto acima, a falta de conhecimento da íntegra da Lei Orgânica que rege o nosso município, nos leva a crer que jamais a estudaram a fundo, procurando entendê-las e praticá-las, tirando proveito de todos os poderes que ela lhes garantem, em benefício das atitudes que poderiam e deveriam ter sido tomadas. Escutei aqui em Campo Magro a lamentável frase : “… mas eu sou um simples vereador !”.
A Carta Magna, é a base das diretrizes legislativas e serve como leme para que a LEI ORGÂNICA de cada município seja redigida. Que não se estude a primeira, mas a segunda é de obrigação e responsabilidade que se saiba parágrafo a parágrafo.
Deste total distúrbio, desconhecimento de leis e atitudes, nasceu um poder misto, “o execlativo”, que nada faz por pouco saber, querer ou ser conveniente. É hora de reagir, como já disse, o atirador conhece a caça ! E o tiro no próprio pé não tarda !
Os grandes vilões da corrupção que acompanhamos na mídia são os políticos, mas o maior culpado disso tudo são os inocentes e/ou despreparados eleitores, que não souberam votar criteriosamente, oferecendo o seu poderoso voto aos que resolveram brincar de político. Para verear não basta ter carisma, reduto eleitoral, herança política ou dinheiro, é fundamental ter conhecimento, ideal social, inteligência e caráter. Eleitores não vão mais entregar o poder a um simples sorriso !
Na minha infância já tive amigo dono de bola de futebol, que se sentia magoado e ofendido quando o contrariavam, ou estava na eminência de perder o jogo. Quando isto acontecia, ele saia de campo com a sua bola embaixo do braço, e sem dar nenhuma desculpa a levava para sua casa. Ninguém o questionava, o campinho era do bairro, mas a bola era dele, e o jogo do próximo domingo teria que continuar.
Não conheço a essência de alguns políticos, mas sei quando a lógica se mantém apesar do tempo passar. Ou seja, tem muito político que ainda não perdeu a mimada prática dos seus tempos de criança. Assim sendo, na política campomagrense, temos que extinguir e não mais expressar a falta de interesse em questioná-los. A pobreza ideológica ou a sua total ausência, tem que ter seus dias finais decretados. 2012 está próximo, se alguém produziu vai permanecer, se só esperou o tempo passar, estará fora … 
Não podemos novamente ver emergir o sorridente despreparo como argumento de candidatura, para depois nos arrependermos com as atitudes infantis e ausentes de alguns que mereceram a nossa plena confiança … Temos que aprender a votar ! 



5 thoughts on “O PODER "EXECLATIVO" DOS CAMALEÕES.

  • Mozzilli

    Bom dia de novo Reinaldo, acabamos nos encontrar e eu não havia lido seu recado. Sabemos da luta de muitas pessoas, e parabenizo-as pela coragem de lutar em uma terra sem lei. Mas como nos mesmos já conversamos pessoalmente, a câmara municipal é desprovida de atitudes e a maioria dos vereadores, NÃO FAZ NADA DE FATO. Uma das funções que são de competência deles é a fiscalização. Se essa função tivesse sido executada nos primeiros indícios de irregularidades, as coisas não estariam da forma que estão.Agora sou eu que pergunto: Porque não fizeram isso antes ? Não sabiam que tinham poderes para isso ? Se uma possível justificativa para isso for que "uma andorinha não faz verão" , desculpe-me mas quem pensa assim deveria estar vendendo enciclopédia. A morosidade DE TODOS os vereadores, no período compreendido entre as primeiras irregularidades e o primeiro esboço de atitudes, não é em hipótese nenhuma aceitável. Quem agiu maldosamente sem ter oposição, usou e abusou das suas ilícitas atitudes, pois não via nos vereadores o menor perigo de questionamento. Se alguns estão sendo ameaçados de morte é porque eles próprios deixaram essa situação acontecer. Se na primeira contravenção, por menor que fosse, eles tivessem tido atitude, acredite que ninguém seria sequestrado e nem ameaçado. Atitudes mafiosas deste tipo são intimidações relacionadas a milhões e milhões de reais, e a culpa desses valores ficarem extremamente ameaçadores foi a negligência e acomodação por conveniência, da quase totalidade dos legisladores.

  • Reinaldo

    Trabalho junto ao povo moro em Campo Magro A MAIS DE 30 anos minhas três filhas nasceram aqui, vou a Câmara todos os dias, JUNTAMENTE COM O VEREADOR FAUSTÃO Apresentamos mais de varios requerimentos, vou ao setor de obras com muita frequência,temos projetos de leis encaminhados a prefeitura solicitações, reclamações, trabalho com o povo me comunico ouço varias reclamações encaminho tudo junto ao vereador encaminho pessoas as secretarias"que nunca resolvem" aqui no Boa Vista já lutei junto com muitas pessoas muita gente me conhece e reconhece o meu trabalho juntamente com o vereador. Sei da luta da maioria dos vereadores "seis para ser exato".Acompanho a CP e não cpi a cerca de cinco meses sei da luta dos vereadores de estar lá e não de ouvir dizer.È muito fácil criticar mas só quem esta lá sabe que na politica precisa se de união e muito tato para se resolver. Tem vereador sendo ameaçado de morte outro já foi ate sequestrado pode-se perde a vida nessa luta e nos todos temos famílias e as vezes fica difícil lutar mas estamos ai. UM ABRAÇO.

  • Mozzilli

    Oi Reinaldo, obrigado pela visita e comentário. No meu modo de ver, essa auto-crítica (descabida!) do "vereador-sem-nome", é a consciência de sua total falta de afinidade com o cargo que ocupa. Classifico isso como uma coisa pessoal dele. Se nos ajudasse , prejudicasse, ou fizesse com que a comunidade mudasse em algo, eu falaria sim. Já conversamos pessoalmente e você sabe que a minha opinião sobre todos os vereadores é que a grande maioria deles não sabe o que uma câmara deve fazer e nem o que estão fazendo lá. A acomodação à espera do passar do tempo é o forte da grande maioria. Não sabem utilizar os recursos legais que poderiam beneficiar a comunidade, pouco fazendo de positivo pela seriedade dos cargos que lhes foram confiados. Em resumo, acredito que além de não termos prefeito, também não temos uma câmara adequada e consciente de seus reais poderes. Campo Magro precisa progredir ? Troque-se TUDO !
    Um grande abraço.

  • Reinaldo

    Meio sem sentido de sua parte afirmar que um vereador lhe disse ser apenas um vereador cite nomes eles são em nove de o nome assim o cidadão pode cobrar.

  • Cuidado!!

    Cuidado Mozzilli!! Convidando o viado para um passeio no Boa Vista? Ainda bem que a primeira dama, adilson, não é ciumento!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>