ENTREVISTA COM LOUVANIR MENEGUSSO


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Hoje (29) entrevistamos o Sr. Louvanir Menegusso, ex-prefeito de Campo Magro. 
Conforme procedimento padrão adotado nas postagens de entrevistas, postaremos a íntegra do vídeo e o resumo em textoAbordamos assuntos gerais e falamos sobre a lei n° 147/2001, de sua autoria. Essa lei voltou a ser tema em 2011, e deixou um lastro de dúvidas que foram esclarecidas na entrevista. 
Menegusso afirma que a lei autoriza que a PMCM ofereça serviços de terraplanagem, sob determinadas condições, mas que a pavimentação que a atual administração se referiu no e-mail intitulado “direito de resposta”, enviado pela PMCM ao nosso blog, não é por ela autorizada – reveja matéria clicando aqui !


ENTREVISTA :
Mozzilli : Estamos aqui com o ex-prefeito de Campo Magro e gstaríamos de saber qual a sua opinião com respeito à atual situação da política da cidade.
Menegusso : Eu vejo Campo Magro com muita preocupação, porque existe uma insatisfação geral da população com a administração atual. A gente não vê as contas da prefeitura com clareza, e me parece mesmo que a insatisfação é geral. Eu me preocupo sim , pois fui o primeiro prefeito e percebo que o município poderia ter crescido muito com essa melhora de orçamento, mas a gente não vê nada. A população não está satisfeita e esperamos que elas se interem melhor sobre as pessoas que poderão dirigir o município. Essa não é uma preocupação só minha, mas de todas as pessoas.
Mozzilli : Quando o senhor começou a administrar a cidade os recursos eram bem meores, hoje em dia existem bem mais incentivos, ou não é isso ?
Menegusso :  Quando nós assumimos Campo Magro nós não tínhamos nada, e foi através de trabalho político que nós conseguimos recursos para melhorar a estrutura. Nós começamos do zero, tivemos que montar a estrutura e as leis do município, ocupação do solo, leis de incentivo, entramos em contatos com várias empresas para trazerem mais recursos, aumentando a receita do ISS,  não tínhamos cobrança de IPTU naquela época, recebemos funcionários fantasmas de Almirante Tamandaré e tivemos que tomar providências, não tínhamos concurso público,  os recursos eram tão baixos que mal dava para a folha de pagamento. Com a lei de ICMS-Ecológico melhorou bastante, e tínhamos a preocupação de preservar o meio ambiente para que pudéssemos progredir. Quando iniciei a gestão tínhamos um orçamento de 3 milhões e meio, quando deixei o município estamos na faixa dos 14 milhões. Deixamos as contas do município todas em dia, as minhas contas dos oito anos aprovadas e deixamos em torno de um milhão e cem mil reais em saldo. Portanto eu esperava que a gente pudesse ver um crescimento do município, e até hoje as coisas ficaram paradas. O que está tendo agora é um intervalo.
Mozzilli : O que o pessoal reclama é que nessa época com um orçamento pequeno foi feito muita coisa e atualmente não se faz nada.
Menegusso : Realmente, eu com pouco capital consegui pavimentação asfáltica, construção de escolas, ginásio de esportes, postos de saúde, conseguimos trazer empresas para o município, então eu esperava ver hoje em dia um município contribuindo e a gente vê apenas um município empobrecido.

Mozzilli : Menegusso, com relação à lei 147/2001, ela foi feita e aprovada na sua gestão, mas nos temos aqui um questionamento do atual prefeito, ele nos fala em um e-mail oficial mandado para o nosso blog que os serviços de terraplanagem e PAVIMENTAÇÃO, são normais de serem realizados, mas nós temos a íntegra da lei e a palavra pavimentação NÃO existe em todo o texto dela. O que o senhor poderia nos explicar ?

Menegusso : Realmente eu conheço e criamos essa lei para que pudéssemos dar um incentivo, um pequeno benefício, mas que sempre ajuda, uma melhoria de terraplanagem para que as empresas pudessem construir um barracão, apenas isso, nada mais que isso !  Este documento que você me mostra (e-mail enviado pela PMCM ao Blog) dizendo que existe o serviço de terraplanagem e pavimentação, isso NÃO EXISTE, isso é irregular ! A não ser que se tenha criado uma nova lei, mas se a lei citada nestes documentos é a 147/2001, essa lei não contempla isto. Realmente na íntegra desta lei a pavimentação não existe.
Mozzilli : Qual a mensagem que o senhor poderia deixar para esse povo que esta bem sofrido ?
Menegusso : Olha, o povo fica sofrido, porque na hora da eleição existe um certa empolgação, como se fosse um campeonato de futebol, tem candidatos que levam as pessoas dentro de uma certa ilusão, é como se fosse aquele time que ganha o jogo e depois não tem dinheiro ou condições de comemorar o campeonato. Essas coisas que tem acontecido. Eu falo para o povo de Campo Magro, que é um povo trabalhador, honesto, que veja bem isso, em 2012 teremos 11 vereadores e não mais 9, nós atualmente temos bons, excelentes pré-candidatos, espero que tenhamos também uma concorrência muito boa para prefeito, espero que as pessoas analisem bem isso, pois não é só na eleição que se deve ter empolgação, o importante é o futuro ! Temos jovens que estão precisando de emprego, que estão na expectativa de uma melhora de vida. Eu vejo que o governo federal tem dado incentivo, casas populares, e temos que aproveitar isso tudo.

Mozzilli : Vale fazer uma observação, que que nada adianta uma boa escolha em termos de prefeito se houver um abandono em relação à qualidade dos vereadores.

Menegusso : é tudo um conjunto, um prefeito tem que ter um conhecimento de como administrar o dinheiro público, tem que saber colocar em cada departamento esse recurso, para que tenha as melhorias, e um bom relacionamento com os vereadores, e que os vereadores representem a sua comunidade e possam ajudar na criação de novas leis, de novos incentivos, que possam aprovar as BOAS emendas que o prefeito encaminhar para a Câmara, e que analisem bem para que tenham um bom conjunto de trabalho. Que os funcionários recebam em dia, para trabalharem felizes, pois eles que fazem a máquina mover, a prefeitura é como se fosse uma empresa particular, se você não paga o salário em dia ela não funciona. Acredito que tenhamos hoje em dia quase mil funcionários e eles tem compromissos. Se o dinheiro for bem administrado, tem dinheiro para salários, incentivos, escolas, convênios, melhorias da saúde, e da infra-estrutura.
Mozzilli : Então agora nos resta esperar um 2012 para sairmos deste sufoco político.
Menegusso : Nós temos um final de 2011, um 2012, e esperamos que em 2013 comece uma nova Campo Magro.
Mozzilli : Muito obrigado Menegusso
Menegusso : Eu que agradeço e fico a disposição. Obrigado.

ASSISTAM A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>