CAMPO MAGRO SERÁ SEDE DO 26º ENCONTRO DOS PRODUTORES DE CEBOLA


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Encontro-Cebola-Cartaz_site-722x1024Pelo menos 700 agricultores devem participar do 26º Encontro Estadual de Produtores de Cebola que era realizado no dia 31 de março, em Campo Magro. São esperados representantes de 26 municípios do Centro Sul do Paraná. A promoção é da prefeitura, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento/Instituto Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Almirante Tamandaré, SENAR, Fundação Terra e Sebrae.

As inovações tecnológicas na cadeia produtiva da cebola estarão no centro das discussões do encontro. De acordo com Iniberto Hamerschmidt,coordenador geral do evento, os técnicos vão, abordar a colheita mecânica, o uso de híbridos, a rotulagem, a comercialização e as perspectivas da próxima safra. Hamerschmidt,informou que muitos agricultores estão com dificuldade para contratar mão de obra para os serviços manuais necessários à condução da cultura.

CampoMagro26EncestadualProdCebolaO Estado do Paraná cultivou uma área de 5.246 hectares de cebola, na safra 2014/2015. A cultura está presente em 130 municípios, envolvendo 3.868 famílias de produtores rurais e uma produção prevista de 128.731 toneladas.
Nas duas últimas décadas, a produtividade de cebola no estado passou de 4.164 kg/ha para 24.538 kg/ha. Houve um aumento de 15% na área plantada e 470% na produção colhida. “Esta evolução se deve ao trabalho realizado pelos agricultores e pela extensão rural junto com os demais parceiros da cadeia produtiva e também às tecnologias discutidas nos 25 encontros estaduais de produtores de cebola já realizados nos principais municípios produtores”, observou Hamerschmidt.
Segundo o extensionista, o cultivo de cebola é realizado, na grande maioria das propriedades agrícolas, pela mulher e pelos filhos.  A área média de cultivo gira em torno de 1,3 ha. Algumas famílias têm a cebola como cultivo principal, como é o caso da comunidade Pinho de Baixo, em Irati. “Porém para a maioria das famílias, a cebola é uma atividade secundária. No entanto gera uma boa densidade de renda, em torno de R$ 17.500 por ha, para uma produtividade de 25.000 kg/ha e preço médio de R$ 1,30/kg.
Campo Magro possui atualmente 110 produtores de cebola e uma área cultivada de 165 há. A produção chega a 3.630 toneladas, o que representa 3% da produção estadual. A produtividade média é de 22.000 kg/ha. O Instituto Emater presta assistência técnica para cerca de 2.000 famílias que produzem cebola, tendo 25 técnicos atuando com este público.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>