CAMPO MAGRO, QUERENDO OU NÃO, VAI SER MAIS TRANSPARENTE.


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Não é só o interesse de determinados grupos privados, que lutam pela transparência das atitudes dos poderes legislativo e executivo de uma cidade. O Portal da Transparência do governo federal vai ganhar um irmão caçula em abril, quando será lançada a versão final do Portal Brasileiro de Dados Abertos, projeto que está em testes na internet desde o final do ano passado. Os dois portais permitirão a consulta de números do governo relacionados a servidores, despesas, investimentos e convênios, entre outros, mas com uma diferença fundamental: enquanto o primeiro apresenta um menu fixo de dados pré-formatados, o segundo terá um cardápio de dados brutos e legíveis por máquinas. Em outras palavras, o portal será uma espécie de biblioteca de datasets que poderão alimentar, de forma automática, aplicativos e sites montados por terceiros.

A exemplo do nosso site, que disponibilizará dados que já estão sendo coletados, a utilização desses aplicativos do governo será de fundamental importância para a transparência que almejamos. Um dataset é um conjunto de dados organizados de forma a que possam ser tabulados, filtrados e reorganizados de acordo com os interesses ou as prioridades de cada um. A partir deles é possível apresentar as informações de “n” maneiras diferentes. Um dataset com todas as despesas do governo pode alimentar, por exemplo, um aplicativo que mostre um ranking das empresas que recebem mais recursos e outro que monitore apenas as liberações de verbas para Passa Quatro (MG), Não-Me-Toque (RS), Campo Magro (PR) ou outro município qualquer. Mesmo que os “donos do poder” relutem contra essa modernidade, os dias de transparência estão chegando …


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>