Alvaro Dias : um exemplo de estadista !


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

ALVARO DIAS, um grande homem público, que  reúne as imensuráveis qualidades de um grande ESTADISTA e a simplicidade de um cidadão comum. Já fez muito por mim, ajudando-me em questões pessoais e públicas, que outros políticos teriam a obrigação de fazer e não fizeram. Abraçou a causa com carinho, mesmo não estando  envolvido nela. Caráter inquestionável são palavras que o definem!
Fica registrado aqui meu querido amigo AD, a grande admiração e carinho que sempre tive por você , mesmo muito antes de te conhecer pessoalmente, e você sabe disso !
Um grande abraço e como sempre te falo, você está sempre presente em minhas orações.
O que é um estadista ?
Para Aristóteles o que o estadista mais quer produzir é um certo caráter moral nos seus concidadãos particularmente uma disposição para a virtude e a prática  de ações virtuosas.
Em Tomas de Aquino as virtudes e os valores cristãos são inseparáveis da prática política, do buon governo e da figura do rex justus. A cosmovisão do governante inclui felicidade em Deus, homens bons e virtuosos, abnegação cristã (diversa da abnegação republicana), amizade honesta, unidade, paz e comunhão social. O governante pio e virtuoso inspira súditos igualmente pios e virtuosos, pelos quais é amado. A natureza é tomada como modelo para o governo dos homens e o governante tem o papel ordenador análogo ao de Deus.
Já em Maquiavel, a condução do Estado é considerada uma arte, e o estadista, um autêntico artista. Para Maquiavel, o estadista é adaptável às circunstâncias, harmonizando o próprio comportamento à exigência dos tempos. Sua virtu é a flexibilidade moral, a disposição de fazer o que for necessário para alcançar e perenizar a glória cívica e a grandeza, contagiando os cidadãos com essa mesma disposição.
Qualquer que seja a definição dada, o fato que realmente importa é que existem pessoas que não deixam nada a desejar. Lamentável é que a grande maioria não siga esse exemplo, pois deixam que a comodidade pós eleição e o desprezo por quem os colocou lá, falem mais alto….


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>