Archive for Saúde Pública

CAMPO MAGRO TERÁ UMA NOVA E MODERNA UNIDADE DE SAÚDE

Dia 18 de Agosto de 2017, ás 18:00 horas na Rua Silvestre Jarek, n°- 220, Centro, será inaugurada a nova Unidade de Saúde Tadeu Luiz Manfron. Uma unidade com amplo local para atendimento da população.

CAMPO MAGRO REGISTRA SEU PRIMEIRO CASO IMPORTADO DE ZICA VÍRUS

 

zika-480x330O número de casos de dengue no Paraná teve um aumento de 20% na comparação com o último informe técnico divulgado na semana passada. O boletim, atualizado nesta quarta-feira (17 de fevereiro), contabiliza 5.541 casos, sendo 1.070 novas confirmações. Houve um aumento no número de cidades em epidemia. Agora, Foz do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu, ambas na região Oeste do Paraná, também fazem parte da lista ao lado de outros 13 municípios. No total, 191 municípios já confirmaram casos da doença. O novo informe técnico confirma 48 casos de zika vírus no Paraná. Nove casos autoctones (um em Londrina, um em Nova Prata do Iguaçu, dois em Maringá, dois em Paranaguá e três em Colorado) e 15 importados (um em Alto Piquiri, um em Campo Magro, um em Cianorte, um em Jussara, um em Matinhos, um em Rancho Alegre e nove em Curitiba). Outros 24 casos seguem em investigação para determinar se são autóctones ou importados.

downloadCAMPANHA – Instituições interessadas em ajudar na campanha podem solicitar folhetos impressos com orientações para controle da infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O material deve ser previamente reservado pelos telefones (41) 3330 4423/4424 e retirados no prédio central da Secretaria Estadual da Saúde (Rua Piquiri, 170, bairro Rebouças, em Curitiba), em horário comercial.  A versão digital pode ser acessada pelo site www.saude.pr.gov.br. É só clicar no banner ‘O perigo aumentou – Dengue, Zika e Chikungunya’, na parte superior da página, e fazer o download do cartaz, folheto, vídeo e spot da campanha.

CAMPO MAGRO TERÁ ARMADILHAS PARA MOSQUITO DA DENGUE

mOZZILLI CAMPO MAGRO ovitrampasCampo Magro será alvo da instalação de armadilhas para combater o mosquito da dengue. Ronaldo Trevisan, técnico do programa de controle da dengue da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), explica que as primeiras armadilhas serão instaladas em Curitiba e são frutos de uma parceria entre estado e prefeitura. Segundo ele, os planos para a próxima fase do projeto, será instalar armadilhas em Campo Magro e região.  “Uma coisa importante de se ressaltar é que as pessoas abram as casas para os agentes da dengue. Claro que é preciso que a pessoa confira a identificação, pode inclusive consultar a referência de trabalho do agente da dengue no município, para que realmente esteja entrando um funcionário da prefeitura. Mas é essencial que as pessoas recebam em casa os agentes”, afirma Trevisan. Duzentos e cinquenta armadilhas provisórias estão sendo instaladas em Curitiba até o fim desta semana para constatar se há mosquitos da dengue na região que será mais frequentada por turistas durante a Copa do Mundo. As armadilhas são de um tipo chamado de “ovitrampas”, formadas por um pequeno vaso plástico preto com uma palheta feita de chapa de fibra. Esta última tem uma face lisa e outra enrugada, virada para cima, e um pouco de líquido como atrativo, feito a partir da maceração de capim na água. A fêmea é atraída pelo cheiro do atrativo e coloca seus ovos na parte áspera da palheta. A cada sete dias, a chapa deve ser limpa e água do vaso deve ser escorrida. Luiz Armando Erthal, diretor do Centro de Saúde Ambiental, esclarece as armadilhas são instaladas no mínimo a 300 metros de distância cada uma. Ele cita que geralmente são postas em locais úmidos e fora do alcance de crianças e animais. “Depois de uma semana a armadilha é retirada para análise e pode ser colocada em outros lugares, com a renovação da água, renovação de tudo, com exceção do vaso. A presença do ovo do mosquito é um indicativo de que é necessário fazer ação preventiva no local e tudo aquilo que pode acumular água no entorno vai ser verificado. É uma estratégia, um método para verificar a presença do mosquito.” Erthal frisa que essas são as primeiras armadilhas instaladas, mas que os planos são de ampliar a iniciativa para a grande região metropolitana, caso a estratégia seja avaliada como efetiva. Segundo ele, no que depender da recepção da população nessa primeira semana, o projeto deve ter boa aceitação, segundo pesquisas prévias. “As pessoas têm colaborado bastante e é importante enfatizar isso porque a participação da população é fundamental para a prevenção.” Aconteceu ou vai acontecer em Campo Magro ….está no site, a notícia diária do seu município !

CAMPO MAGRO DIVIDE APARELHO DE RAIO X COM ALMIRANTE TAMANDARÉ

RaioxSegundo nota oficial de hoje da Agência Estadual de Notícias, “o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta quarta-feira (9) um moderno aparelho de raio X para o pronto-atendimento 24 horas do município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. A unidade, inaugurada na última semana pelo governador Beto Richa, será referência para atendimentos a casos de urgência e emergência na microrregião, que compreende as cidades de Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Campo Magro e Colombo.”  

A população campomagrense espera que o município em breve receba também o seu moderno aparelho (meu crivo – Mozzilli)

CAMPO MAGRO FICA DE FORA DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

timthumbpolêmica é grande, mas o fato é que se você ou algum familiar precisar de médico, tanto faz onde ele nasceu e estudou, isso você não pode negar. Campo Magro, como a maioria das cidades brasileiras, precisa de mais profissionais na área da saúde. O médico cubano mais próximo será o que irá trabalhar em Campo Largo. Entenda : Dezessete municípios do Paraná receberão os 57 profissionais cubanos que vão atuar no estado dentro do Programa Mais Médicos. Eles chegaram ao estado entre sábado e ontem junto com outros intercambistas. Ao todo, 76 médicos estrangeiros foram destinados às cidades paranaenses nessa segunda fase do programa. Dos cubanos, nove ficarão em Curitiba, sete vão para Londrina e seis para Guarapuava. Dos cinco municípios paranaenses que eram considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários para receber os médicos caribenhos, Lapa, Jataizinho e Tunas do Paraná foram contemplados neste primeiro momento. Itambé, Mandirituba e Campo Magro ficaram de fora. Até agora, 2,4 mil médicos cubanos chegaram ao Brasil. O acordo de cooperação do governo brasileiro com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a importação de médicos de Cuba prevê que, em cinco anos, 4 mil profissionais venham atuar no país.  Os médicos cubanos e formados em outros países que chegaram ao Paraná no último fim de semana passarão por um curso de adaptação nos próximos dias para conhecer um pouco mais do sistema de saúde local e das doenças típicas da região. Eles devem começar a atuar nas cidades para as quais foram designados a partir da próxima segunda-feira. Todos já estão devidamente certificados pelo Ministério da Saúde, a quem cabe agora emitir o registro provisório para o exercício da medicina em solo brasileiro.

    Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos.
Click nos botões abaixo:

DOR NAS COSTAS : NÃO IGNORE ESSE PERIGO !

Mozzilli sem Censura - Dor nas costas.Já divulgamos matérias sobre a necessidade das pessoas fazerem exercícios, recentemente falamos sobre academias públicas, e hoje vamos falar daquela dorzinha nas costas que você sempre acaba com ela, ao tomar um relaxante muscular, tipo Dorflex, ou similares. Nem sempre a dor nas costas é fruto do exagero na quantidade de exercícios. Ela pode ter origem postural, ou seja, sentou ou andou de forma inadequada ela aparece.  Usar relaxantes musculares ou analgésicos para aliviar essa dorzinha que de vez em quando aparece nas costas é uma estratégia bem comum e rotineira, mas totalmente desaconselhável, e pode resultar em dano maior à coluna vertebral.

Mozzilli sem Censura - Andar corretoPara informar as pessoas sobre as principais medidas de prevenção e os riscos que algumas atividades podem trazer à coluna, diversos fisioterapeutas, especialistas em tratamentos para a coluna, lançaram hoje (2), de forma simultânea, em 30 cidades, a Campanha Nacional Alerta para Prevenção de Dores nas Costas.   Segundo os fisioterapeutas, as pessoas precisam ficar atentas a quaisquer dores irradiadas (aquelas que percorrem um caminho ao longo do corpo, em geral associadas aos nervos comprometidos), formigamentos e dormência em membros, falta de força, dores espontâneas que surgem sem motivo aparente, além de contraturas musculares nas regiões lombar e cervical e dores locais ou decorrentes de posturas mantidas. O maior problema é quando a pessoa resolve o incômodo tomando analgésicos, porque deixa de investigar a causa e com isso o problema fica maior. Os professores de educação física advertem : Exercícios sem orientação profissional podem resultar em danos à saúde. Nesse sentido, o acesso a equipamentos públicos de musculação representa um risco maior aos praticantes. Muitos não têm acesso aos profissionais para orientar as atividades físicas. O que é indicado para esses casos é que  se pratique a atividade de forma mais moderada, com maior amplitude, ou seja, maior número de repetições do exercício, mas com uma carga mais leve, sempre lembrando que a dor é o limite de qualquer movimento. Jamais ignore essa dorzinha, procure um profissional ou posto de saúde. Os endereços dos postos de Campo Magro estão no menu principal no início do nosso site.

______________________________________________     Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos. Click nos botões abaixo:

 

REPASSE DE VERBA DO SUS. VAMOS CONFERIR !

O SUS repassou semana passada mais de R$ 150.000,00 à saúde pública de Campo Magro. No documento que posto abaixo é mostrado quais as áreas que esse dinheiro deve ser aplicado. Confira e reivindique melhorias caso você saiba, ou perceba alguma irregularidade. A cidade é sua !

 

______________________________________________     Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos. Click nos botões abaixo:

CAMPO MAGRO PODERÁ TER REABERTURA DA FAZENDA SOLIDARIEDADE

Na data de 28-08-2009 o uso dos 42 alqueires da Fazenda Solidariedade, situada aqui em Campo Magro, foi fechada pela Prefeitura de Curitiba, sob a alegação que o alto custo não era condizente com o percentual de recuperação dos dependentes de drogas que lá ficavam para tratamento, além da demasiada distância do local ao centro de Curitiba. Ela pode ser reaberta em pouco tempo, se depender do deputado Ney Leprevost, que anunciou em sessão desta quarta-feira na Assembleia Legislativa do Paraná, que entregará uma série de sugestões e projetos à Gustavo Fruet,  para que a Fundação de Ação Social do Município de Curitiba volte a proporcionar tratamento aos dependentes de crack. Ao meu ver,  essa reabertura além de recuperar uma vida saudável aos jovens que se envolveram no mundo das drogas, geraria divisas financeiras indiretas à nossa cidade e empregos diretos para toda a região. Segundo Ney,  “Existe uma epidemia deste veneno no país. O poder público tem que garantir tratamento as pessoas que estão sofrendo com esta doença e fazer com que elas trabalhem na agricultura, como forma de tratamento indicado pelos médicos, com o objetivo de buscar a ressocialização, defendeu o deputado. Aconteceu está no site.

______________________________________________     Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos. Click nos botões abaixo:

S.U.S. ENVIA VERBAS À AGENTES COMUNITÁRIOS

Semana passada, no período compreendido entre 17-10 até 24-10, o SUS repassou para Campo Magro os seguintes valores :  R$ 10.032,98 para o Programa de Assistência Farmacêutica, R$ 42.780,00 para a Saúde da Família, R$ 27.872,00 para os Agentes Comunitários, R$ 7.440,00 para Saúde Bucal, e R$ 20.000,00 para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Confira e fiscalize, a cidade é sua ! Aconteceu está no site, a notícia em primeira mão. Click aqui para ampliar a foto abaixo.

______________________________________________     Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos. Click nos botões abaixo:

 

CAMPO MAGRO CONTARÁ COM SAMU REAL.

Hoje (26) as 16:40 horas por resolução do governo estadual (PSDB), 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba passarão a contar com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que já opera na capital. Até o fim de agosto, o serviço será estendido para São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Rio Negro, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Araucária, Contenda, Campo Largo, Campo Magro e Bocaiúva do Sul. Cerca de 2,5 milhões de pessoas serão beneficiadas nesta primeira fase do Samu Metropolitano

“A medida faz parte da estratégia do Governo do Estado para qualificar a rede de urgência e emergência da Região Metropolitana de Curitiba e desafogar os serviços de saúde da capital”, explicou o diretor da 2.ª Regional de Saúde, José Carlos Abreu. 

Até o final do ano, mais 84 leitos de UTI estarão disponíveis para o Sistema Único de Saúde na região. A estrutura servirá de retaguarda hospitalar para os atendimentos do Samu – que atende casos de urgência clínica – e do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), acionado em casos de emergência com trauma, como acidentes. A saúde pública da nossa cidade terá de fato o serviço operante da SAMU. Estamos no aguardo. Aconteceu está no site !

______________________________________________     Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos. Click nos botões abaixo:

REFORMA DA REFORMA

Não se pode negar que a administração da nossa cidade gosta de reformar  Unidades de Saúde. A deliberação n° 105 , datada de 30-11-2011 (07 meses atrás), liberou a verba de aproximados R$ 230.000,00 para que três unidades de saúde fossem reformadas, entre elas Boa Vista I, e Retiro,  conforme foto do documento que posto abaixo. Pois bem , na segunda foto que publico, retirada do site oficial da prefeitura, a administração declara orgulhosamente da data de ontem, 28-06-2012, que as reformas nas unidades de saúde estão em andamento, sendo que duas delas são coincidentemente as unidades de saúde do Boa Vista I e do Retiro. Em aproximados 07 meses , duas reformas seguidas. Quem conhece a unidade de saúde do Boa Vista sabe que em termos de necessidade de reformas para revestimento, pisos, esquadrias, etc, como alega o site oficial, NADA se tem a reformar.  Alguém pode explicar isso ? Reforma de reforma, podemos entender isso tudo de que outra forma ?  Se alegarem que a primeira reforma NÃO foi feita em alguma unidade, onde estava todos esses meses, o dinheiro liberado ? O povo tem que esperar a proximidade da eleição para ter o seu dinheiro usado em seu próprio benefício ? Isso rende muitos votos, ou o povo não é mais bobo ?

______________________________________________     Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos. Click nos botões abaixo:

Mozzilli sem Censura - Campo magro & Santa Felicidade