ASSISTA O MAIS NOVO CAPÍTULO DA NOVELA ESTRADA DO CERNE TRECHO CAMPO MAGRO


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

MOZZILLI ESTRAD DO CERNE CAMPO MAGROA população precisa, o Governo Estadual fez medições, levantamento topográfico, assinou edital de convocação para licitação, publicou a empresa vencedora da concorrência pública, mas a estrada de fato continua somente nos papéis. Esta semana houve entrega oficial de uma solicitação de apoio ao Ministério das Cidades em Brasília,. Uma listagem completa de obras que já tem projeto executivo acabado e aprovado foi apresentada, na intenção de que a ajuda financeira venha para essas obras que já deveriam estar terminadas. Entre idas e vindas , medições e promessas, a população está totalmente descrente do Governo Estadual e do Governo Federal, que parecem usar artifícios politiqueiros em época de campanha, prometendo fazer obras que não saem do papel.

Uma relação de obras para melhoria a mobilidade nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RCM) e de saneamento foi apresentada ao Ministério das Cidades na quarta-feira (08), durante reunião em Brasília entre o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e o ministro Gilberto Kassab.

Sciarra informou que todas as obras listadas já têm projetos executivos concluídos e dependem de recursos para que possam ser licitadas e iniciadas. “São ações importantes, que podem ser iniciadas rapidamente”, afirmou o secretário.

Uma das intervenções mais importantes é o Corredor Metropolitano. A via, com 73 quilômetros de extensão, facilitaria o trânsito em sete municípios da RMC: Curitiba, Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária.

A relação entregue ao Ministério inclui também intervenções em Colombo, como a melhoria da ligação entre a Rodovia da Uva e a Estrada da Ribeira. Em Pinhais, o Estado programou melhorias nas avenidas Jacob Macanhan e Ayrton Senna, como a instalação de uma canaleta exclusiva para ônibus.

Para Campo Magro, foi pedido apoio financeiro para a execução da interseção da Rodovia do Cerne, com acesso ao Jardim Boa Vista. Em São José dos Pinhais, há projetos para a construção de marginais na BR-116, enquanto em Almirante Tamandaré foram solicitados recursos para a reforma e ampliação do terminal Cachoeira.

“O governo federal ainda não abriu o orçamento deste ano, mas nosso papel é apresentar as demandas para que possamos ter o apoio financeiro da União. Todas as obras que apresentamos são fundamentais para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba”, destacou o secretário Eduardo Sciarra.

SANEAMENTO – O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, também encaminhou projetos que a estatal de saneamento do Estado já tem prontos para serem licitados.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – O secretário Eduardo Sciarra e os presidentes da Copel, Luiz Fernando Vianna, e da Sanepar, Mounir Chaowiche também estiveram com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto.

Na pauta do encontro também estavam as solicitações do Paraná para acessar linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a execução de obras na área de energia e saneamento.

BANCADA – Os secretários Eduardo Sciarra (Casa Civil), Mauro Ricardo Costa (Fazenda) e Silvio Barros (Planejamento e Coordenação Geral) se reuniram com deputados federais do Paraná em Brasília na final da tarde de quarta-feira. O encontro contou com a participação dos presidentes da Copel, Luiz Fernando Vianna, e da Sanepar, Mounir Chaowiche.

Os secretários estaduais fizeram uma apresentação da situação fiscal do Paraná e responderam questionamentos da bancada. Os assuntos destacados pelos representantes do governo foram a questão da dívida da União com o Estado, principalmente na área de saúde, o novo indexador das dívidas de estados e municípios, o novo pacto federativo entre outros temas da área fiscal.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>