DEFENSORIA PARTICIPOU DO MUTIRÃO DA CIDADANIA EM CAMPO MAGRO COM ATENDIMENTO DE MAIS DE 6.500 PESSOAS


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

 

Encerramento Mutião da Ciddania em Campo MagroMutirão da Cidadania fez quase 7 mil atendimentos à população de Campo Magro

A 4ª edição do programa Paraná em Ação 2014 – Mutirão da Cidadania encerrada neste domingo em Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba, realizou 17. 611 mil atendimentos. Conforme dados da coordenação do evento, os atendimentos e e orientações na área do direito e saúde do cidadão.

Na área da saúde, jurídica e atendimentos sociais foram feitos 6.363 e 9.238 orientações, como exames de glicemia e aferição de pressão arterial orientações prevenções. Na jurídica área foram atendidos e orientados na resolução de casos como, registro de nascimento tardio, divórcios e reconhecimento de paternidade, entre outros. Serviços previdenciários e orientações sobre aposentadoria também foram disponibilizados para a população.

Passaram pelo evento durante os dois dias 6.783 mil pessoas, muitas delas provenientes de localidades agrícolas de Campo Magro. Essa é uma demonstração da forma séria como o Governo do Estado está tratando este programa de inclusão social”, destacou Ubirajara. 

O Fórum Extrajudicial do Paraná atendeu nessa edição divórcios consensuais, dissolução e reconhecimento de união estável, restabelecimento da sociedade conjugal entre outros. Foi atendido as pessoas que vieram neste mutirão a procura de organizar suas vidas como cidadãos. O Mutirão da Cidadania traz para as famílias em vulnerabilidade social e também da relevância do sistema judiciário estar mais próximo das comunidades. 

Programa – O Programa Paraná em Ação Mutirão da Cidadania- tem um claro objetivo: oferecer serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social da população. Consolidado em 2004 como um referencial de atuação do Governo do Estado transformando-se na Lei 16.583 – 29 de setembro de 2010, por seu interesse em articular os mais diversos segmentos da sociedade em prol da igualdade de oportunidades, do direito básico de cidadania. É o maior mutirão da cidadania do Paraná, pois a cada dia novos parceiros se unem a este trabalho, dedicando seus esforços na melhoria da qualidade de vida do povo paranaense.

O Mutirão da Cidadania é realizado em cada cidade onde ocorre o evento, em formato de uma feira, a fim de oferecer serviços essenciais em um único local. Confecção de documentos, casamentos coletivos, serviços judiciários, recreação cultural e esportiva, embelezamento, estética, acesso à internet, exames e orientações nas áreas de saúde, oficinas de geração de renda são exemplos de alguns dos serviços prestados. 

Prefeitura – A prefeitura trouxe para o evento as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Agricultura, Educação e Esportes. Com elas vieram também vários departamentos que promoveram diversas atividades no evento como e o caso do CRAS que trouxe corte de cabelo e designers de sobrancelhas. 

A inscrição para o casamento coletivo teve bastante procura na Secretaria de Assistência Social. No esporte foi feito avalição física e orientação nutricional; a educação trabalhou como apoio logístico com funcionários voluntários em diversa área de atendimento. Na saúde foi realizado verificação de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes) e distribuição de kits de prevenção ao câncer de mama. 

No encerramento, o secretário Ubirajara Schreiber, agradeceu o trabalho e empenho de todos que dedicaram o seu tempo para que as pessoas que estiveram na feira, tivessem seus pleitos atendidos. O secretário Bira destacou, ainda, a importância das parcerias do programa. Segundo ele, a soma de esforços e competências fez o sucesso do Paraná em Ação em Campo Magro. “As parcerias e o apoio que temos dos governos, estadual, federal e municipal, e, ainda, Poder Judiciário, Ministério Público, cartórios de registro civil, Sistema Fecomércio através do Sesc/Senac, empresas privadas e também dos voluntários e outros, é que nos permite promover uma grande diversidade de ações”, concluiu o secretário”.

Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro Encerramento Mutião da Ciddania em Campo Magro


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>