ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ CLASSIFICA COMO EXAGERADA AS MULTAS À BOZINHA


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Mozzilli campo magro - bozinhaA opinião de vários especialistas em analises contábeis de contas municipais coincidem com a nota oficial do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Lázaro Sorvos, que classifica de “injusta e exagerada” a decisão da Segunda Câmara do TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná) ao aplicar 94 multas por ausência de extratos bancários contra o ex-prefeito Rilton Boza (gestão 2005-2008). O valor das multas soma R$ 17.266,84. Bozinha ainda pode recorrer da decisão. Segundo a Diretoria de Comunicação do TCE-PR, as 94 multas referem-se a cada um dos extratos das contas correntes que a Prefeitura de Campo Magro mantinha em bancos, mas que deixaram de ser enviados junto à prestação de contas apresentada ao Tribunal de Contas. O presidente da AMP alega que houve excesso de rigor no caso. “A ausência do envio dos extratos foi um erro formal da assessoria técnica do município, que não traduz malversação e nem desvio de dinheiro público, até porque a Contabilidade do Município encaminhou todos os demais documentos necessários à comprovação dos gastos públicos. Logo, não se justifica a punição em multas administrativas em tal proporção”, argumenta o presidente. 

Na avaliação de Luiz Sorvos, decisões exageradas como estas induzem a sociedade a erros de avaliação sobre os prefeitos. “Os prefeitos são sempre a parte mais frágil desta relação, porque são os únicos administradores públicos a serem punidos. Decisões assim passam a impressão de que todos eles são desonestos, o que está longe de ser verdade. Os prefeitos têm feito esforços extremos para cumprir o seu papel de prestar contas da melhor forma e com a maior rapidez possível, enfrentando com determinação a complexidade das exigências impostas pelo próprio TCE/PR que, a bem da verdade, tem tornado este trabalho mais complexo. Quer nos parecer que, no caso de Campo Magro, ocorreram estas dificuldades”, completou Sorvos.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>