CAMPO MAGRO AINDA NAO PODE EMITIR LICENCIAMENTO AMBIENTAL


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

mOZZILLI CAMPO MAGRO ASSOMECCampo Magro faz parte da ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Nosso município passa por transformações legislativas mas ainda NÃO está licenciado para executar e fornecer o Licenciamento Ambiental. Essa situação é um atraso na vida financeira do município.  

Na região sob responsabilidade da ASSOMEC, apenas Campo Largo e Pinhais podem emitir o licenciamento. 

Entenda a questão :  Todas as exigências apresentadas nos parágrafos seguinte deste texto, capacitariam o município a ficar APTO para receber legalmente empresas novas em seu território geográfico. Entre as atividades que poderão ser licenciadas pelo município , gerando empregos e impostos aos cofres públicos, estão aviários de até 10 mil metros quadrados de área construída; abatedouros de pequeno porte; cunicultura, suinoculturas, supermercados com até 50 mil metros quadrados de área construída e impermeabilizada, lavadoras de carros, serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos da construção civil – com exceção de resíduos considerados perigosos, contaminados ou prejudiciais à saúde.  O município poderá licenciar também loteamentos e conjuntos habitacionais, desde que instalados em áreas urbanas consolidadas ou de expansão urbana previstas no seu  Plano Diretor, atividades de extração mineral como, por exemplo, cascalheira e extração de pedras irregulares, de modo artesanal; estrutura para captação superficial de água dos rios e minas e captação de água subterrânea, como a perfuração e operação de poço tubular raso. Para começar a emitir o Licenciamento Ambiental o município deve cumprir algumas exigências, entre elas a instalação e o funcionamento pleno de um Conselho Municipal de Meio Ambiente, a criação de um Fundo Municipal de Meio Ambiente e de um órgão municipal ambiental capacitado, formado por servidores do quadro municipal ou pessoas contratadas por meio de consórcios públicos. Se Campo Magro pretende licenciar atividades de impacto local no meio ambiente também deverá ter o seu Plano Diretor Municipal aprovado, um Sistema de Informações Ambientais organizado e funcionando, assim como normas municipais que regulamentem as atividades de licenciamento, fiscalização e controle ambiental. 

mOZZILLI ASSOMEC CAMPO MAGROA Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está orientando e apoiando tecnicamente os municípios para o cumprimento da legislação ambiental em todo o estado. Há dois dias (28) o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, participou da Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), realizada em Curitiba, falou aos prefeitos sobre os procedimentos necessários para que o Governo descentralize aos municípios as atividades de licenciamento e fiscalização ambiental. O secretário também abordou as vantagens da formação de consórcios intermunicipais para a gestão integrada dos resíduos sólidos. A Resolução 088/2013 fixa normas para cooperação entre a União, os estados e os municípios nas ações administrativas relativas à proteção do meio ambiente. Também estabelece critérios, procedimentos e tipologias para o licenciamento ambiental municipal de atividades, obras e empreendimentos que causem ou possam causar impacto de âmbito local. “A descentralização de algumas atividades do governo estadual para as prefeituras possibilitará a inserção dos municípios na gestão ambiental do seu próprio território, além de desafogar as ações do Instituto Ambiental do Paraná”, informou Cheida. Os 29 municípios que compõe a ASSOMEC são: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo Tenente, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

    Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos.
Click nos botões abaixo:


2 thoughts on “CAMPO MAGRO AINDA NAO PODE EMITIR LICENCIAMENTO AMBIENTAL

  • André Dinart

    Sergio Leite , na materia do site eles falam de ASSOMEC, do site do governo, a qual Campo Magro faz parte. O que tem a ver o seu posicionamento nada esclarecedor ? A Amunorte, e Assomec são coisas distintas. Não embola a cabeça da gente. Abç.

  • Sérgio Leite

    Nota de Esclarecimento 001/2013.
    Geógrafo e Consultor Ambiental – Sérgio Leite

    A Região Metropolitana de Curitiba é composta por 29 municípios. São eles: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

    A Amunorte – (Associação dos Municípios da Região Norte Metropolitana de Curitiba), têm como membros os 11 municípios do norte da região metropolitana. Quais sejam: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

    É o esclarecimento,

    Campo Magro, 01 de dezembro de2013.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>