ESTUDANTES AMERICANOS VISITAM PAC DE CAMPO MAGRO


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

normal_IMG_9798Com o objetivo de conhecer detalhes sobre programa habitacional do governo do Paraná, 15 estudantes norte-americanos da Universidade de Utah visitaram nesta quinta-feira (17) o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba. Durante o encontro, coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), os estudantes puderam aprender detalhes sobre os diferentes aspectos envolvidos no trabalho de habitação de interesse social. O encontro teve início no Palácio Iguaçu, em Curitiba, onde os técnicos da Cohapar realizaram um ciclo de palestras sobre o trabalho da empresa. Ao iniciar as apresentações, o diretor Administrativo Financeiro da Companhia, Luciano Machado, destacou as marcas recordes conquistadas nos últimos anos. “Em 46 anos, a Cohapar construiu 186 mil moradias. Em apenas quatro anos, serão 110 mil famílias da cidade e do campo atendidas pelo programa habitacional do Paraná”, explicou. As palestras e a visita técnica deram continuidade a uma parceria iniciada em 2012.

normal_IMG_9616Em novembro, uma primeira turma da Universidade de Utah já havia tido a oportunidade de conhecer de perto os projetos de construção e reforma de moradias, urbanização, regularização fundiária, titulação de imóveis e recuperação ambiental. Nas visitas, os alunos norte-americanos foram acompanhados por engenheiros, arquitetos, técnicos e assistentes sociais da Companhia. Para o professor Stephen Goldsmith, que coordena a visita ao Brasil, o país está em um estágio avançado em relação aos Estados Unidos no trabalho habitacional. “Estes encontros servem para discutirmos novos planos de habitação e o que aprendemos aqui deve ser compartilhado e celebrado”, afirmou. A ideia original de acompanhar de perto o trabalho da Cohapar partiu da curitibana Tammy Reque, que há quatro anos estuda Desenvolvimento Urbano na Universidade de Utah. Ela relata que viu no Paraná uma referência para a pesquisa de sua equipe na área de habitação de interesse social. “Sem dúvida estes alunos nunca mais esquecerão tudo que aprenderam aqui”, relatou. 

PAC Campo Magro : O projeto de Campo Magro foi realizado em um trabalho integrado do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura. Cerca de R$ 6,5 milhões foram investidos para a construção de 388 casas, quatro parques ambientais regularização fundiária e titulação de 42 imóveis, além de obras de urbanização em toda a área atendida. As novas casas contam com rede de água, esgoto, energia, galerias de drenagem, pavimentação e paisagismo. Elas têm 40 metros quadrados, são construídas em alvenaria e cobertas com telhas de cerâmica, azulejadas e com modelos arquitetônicos diversificados – casas geminadas, sobrados e casas individuais. Houve ainda a preocupação em construir casas adaptadas para pessoas com deficiência.

    Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos.
Click nos botões abaixo:


One thought on “ESTUDANTES AMERICANOS VISITAM PAC DE CAMPO MAGRO

  • Sérgio

    Será que contaram para os gringos que a cidade caminha para o caos novamente? Ondse estão os vereadores e o prefeito? Campo Magro não merece isso, essa coisa de mostrar PAC é conversa pra boi dormir, não vale nada!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>